Conheça o Oracle Standard Edition 2

Conheça o Oracle Standard Edition 2

Desde 01 de Setembro de 2015, a Oracle disponibilizou comercialmente a edição Standard Edition 2 (SE2) do Oracle Database. Existem mudanças na comercialização, licenciamento e usabilidade do produto. Confira abaixo algumas delas.

  • Após 01/12/2015 as edições Standard Edition e Standard Edition One deixam de ser comercializadas e serão substituídas pela edição Standard Edition 2.

  • Após esta data, as edições Standard Edition e Standard Edition One estarão cobertas pelo suporte/atualizações até 2016 e após 2016 apenas suporte estendido.

  • O código binário do Standard Edition 2 é diferente dos códigos do Standard Edition e do Standard Edition One.

  • A migração do Standard Edition e Standard Edition One para o Standard Edition 2 é transparente, neste caso as funcionalidades e recursos do Oracle Database serão as que estiverem disponíveis no Standard Edition 2.

  • A edição SE2 estará limitada ao uso em até 2 processadores, como atualmente é o Standard Edition One.

  • A regra de compra por usuários também mudou, na edição SE2 será de mínimo de 10 usuários licenciados por servidor onde o Oracle Database Standard Edition 2 estiver rodando.

  • A edição Standard Edition 2 disponibilizará o Oracle RAC para 2 nodes com um processador em cada servidor.

Para maiores informações e\ou orientações sobre licenciamento do Oracle Database, migração ou outras dúvidas sobre soluções Oracle, entre em contato conosco.

 

 

Monitoramento de Banco de Dados. Por que esse serviço é fundamental?

Monitoramento de Banco de Dados. Por que esse serviço é fundamental?

Por que o serviço de monitoramento de banco de dados se tornou um serviço fundamental para as empresas?

O volume de dados que as empresas precisam armazenar vem crescendo de forma assustadora nos últimos anos. Com tantos dados a serem armazenados, algumas empresas ainda têm dificuldade para transformar esses dados em informações valiosas\Ativos para seu controle e desenvolvimento. Ao optar por um monitoramento em tempo real de banco de dados, o empreendedor tem em suas mãos a possibilidade de antecipar, prevenir e tomar decisões importantes a respeito de seu negócio e de sua segurança.

Entre os principais benefícios do monitoramento em tempo real estão:

– Acompanhamento dos indicadores em tempo real;

– Percepção mais rápida de gargalos e pontos negativos;

– Prevenção e redução do tempo de indisponibilidade dos dados;

– Realização de ações proativas;

– Percepção da atual situação do negócio;

– Compartilhamento de informações rápidas e seguras para a equipe de trabalho;

– Apoio para tomada de decisões.

Se você tem interesse em saber mais sobre o monitoramento de banco de dados, entre em contato com um dos nossos consultores.

Vem ai o SQL Server para Linux

Vem ai o SQL Server para Linux

Este é um momento importante para a indústria. A Microsoft anunciou que está trabalhando em uma versão do servidor de banco de dados SQL Server para Linux. Em beta fechado, a novidade está programada para chegar ao pinguim em 2017 e será desenvolvida com apoio da Red Hat e da Canonical, responsável pelo Ubuntu.

O SQL Server para Linux, será baseado no SQL Server 2016, oferecendo a capacidade de criar e implantar aplicações inteligentes em uma única plataforma de gerenciamento de dados e análise de negócios.

A decisão significa que, pela primeira vez em décadas, a Microsoft está priorizando a venda do SQL Server sobre o Windows Server com o objetivo de fortalecer sua tecnologia de banco de dados. Isso pode significar menos vendas de sistemas operacionais, mas faz sentido: o CEO Satya Nadella diz ao New York Times que “os dados são o principal ativo agora”, não o sistema operacional.